quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como os animais vêem o mundo

Esta coisa de vermos a cores não é um exclusivo nosso. Não temos o sistema de visão mais perfeito do mundo animal mas temos grandes vantagens sobre albumas espécies. Algumas ganham-nos quando se fala em número de cores percepcionadas mas outras têm uma visão tão apurada, que lhes permite ver em circunstâncias que a nós nos ultrapassa.

O mesmo mundo, percepções diferentes da realidade:
 Cães e gatos
Há teorias que sustentam a ideia de que os cães e os gatos não vêem a cores mas alguns testes mostram o contrário, no que respeita a reacção a determinadas cores. Considera-se que estes animais vêem uma paleta de cores limitada e em tons mais claros que os nossos. Apesar disso, têm uma visão nocturna e periférica muito mais apurada que a nossa.

 Cobras
A visão destes répteis é diferente durante o dia. À noite, activam a visão que lhes permite ler os sinais infravermelhos provenientes do calor dos objectos (ou presas) que o rodeiam. Durante o dia, essa visão está mais sensível ao movimento, por isso é comum passarem despercebidas as presas que estão completamente imóveis.

 visão dos cavalos

 visão humana
Os cavalos - tal como as zebras - têm os olhos em lados opostos da cabeça e, por isso, apontam para sítios diferentes, de forma a dar-lhes uma visão extraordinariamente periférica. Isto dá-lhes uma enorme vantagem no que concerne a evitar predadores, conseguindo fugir atempadamente. No entanto, com esta vantagem, chegam outras desvantagens. Estes animais não conseguem ver o ponto exactamente em frente à sua cabeça (tal como mostra na imagem) e não têm uma visão binocular (como nós temos), já que não conseguem juntar as duas imagens numa só. Apesar disso, têm melhor visão nocturna que nós.


Insectos Abelhas

A maioria dos insectos possui olhos compostos por centenas (até milhares) de pequeníssimas lentes dispostas como uma colmeia de uma abelha. Ao contrário do que se pensa, estes insectos não vêem a mesma imagem repetida várias vezes mas sim um pequeno fragmento de cada objecto, que depois é misturada como um puzzle. Alguns insectos, como as borboletas, conseguem ver muito mais cores que nós (as abelhas conseguem ver os ultravioletas), enquanto outros vêm muito menos. 

 Camarões e caranguejos
Estes crustráceos têm a visão mais limitada desta lista. Os seus olhos são parecidos com os dos insectos mas com muito menos pormenor. A falta de visão é compensada com sensores de movimento, que lhes permite evitar os predadores. Esta imagem mostra como os camarões se vêm uns aos outros.

 pássaros
Durante o dia, estas aves conseguem distinguir muito mais cores do que nós, humanos, incluindo os ultravioletas. Como tal, é dificil (se não impossível) simular o que poderá ver uma ave ao atravessar um campo de flores. Ás aves predadores (como os falcões e as águias) é atribuída uma extraordinária visão binocular, que lhes permite fixar uma presa mesmo a quilómetros de distância.

 tubarões
Embora os olhos do tubarão sejam fisiológicamente parecidos com os nossos as nossas capacidades visuais são muito diferentes. Um tubarão não possui cones, portanto, não consegue ter percepção de cores. Em contrapartida conseguem receber muito mais luz de forma a conseguirem ver longas distâncias em águas mais profundas e escuras. Apesar desta extra luz que vêem, a sua visão é pouco contrastada e pouco apurada.

3 comentários:

  1. varios mundos diferentes pro mesmo mundo kkk
    cada um ve a vida diferente ai,tipo a Discovery tinha de fazer um video mostrando como os animais enchergam...

    ResponderEliminar