domingo, 30 de janeiro de 2011

Friedrich Wilhelm Ostwald


Friedrich Wilhelm Ostwald (Riga, 2 de setembro de 1853 — Leipzig, 3 de abril de 1932) foi um químico e filósofo alemão, nascido na Letônia.
Considerado o pai da físico-química, recebeu o Nobel da Química em 1909, pelo seu trabalho sobre catálise. Desenvolveu – entre outros -  um processo de fabricação de ácido nítrico por oxidação do amoníaco e propôs uma nova teoria da cor, defendendo a normalização das cores e em 1920 montou em Dresde um laboratório destinado aos seus estudos. O termo metamerismo foi proposto pelo químico alemão para explicar o fenómeno natural que ocorre com estruturas moleculares chamado "isomerismo".

O que é metamerismo?
O metamerismo é usualmente referido numa situação onde duas amostras de cores parecem iguais numa condição de iluminação, mas diferentes noutra. Outros tipos de metamerismo incluem metamerismo geométrico e o metamerismo de observador. Duas amostras que se igualam condicionalmente são ditas como par metamérico. Se duas amostras têm idêntica reflexão espectral elas não podem ser metaméricas – elas igualam-se de forma incondicional.


Sem comentários:

Enviar um comentário