quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Síntese aditiva e subtractiva da cor

Este sistema possui como cores primárias o vermelho, verde e o azul (RGB). Essas cores são primárias, pois são as cores que nossos olhos “percebem” e é baseado no funcionamento dos nossos olhos. A partir dessas 3 cores primárias todas as outras são formadas. 
Nesse sistema a mistura de duas cores resultará sempre numa cor mais luminosa. Quando se misturam as 3 cores primárias na intensidade máxima, alcança-se o branco. E por fim, nunca se conseguirá misturar diferentes cores e obter como resultado uma cor primária. Este sistema chama-se aditivo porque as cores se formam através da soma de luz, por isso a resultante da soma das cores é o branco.

Quando se misturam 2 cores primárias, obtém-se uma cor secundária. Na síntese aditiva de cor os tons secundários são o cyan (azul + verde), amarelo (vermelho + verde ) e magenta (azul + vermelho). Os monitores de computador e as televisões baseiam-se nesses conceitos para conseguir formar imagens coloridas. 

Síntese subtractiva

Enquanto na síntese aditiva o que se vê é a luz emitida por um objecto, na síntese subtractiva vemos a luz reflectida por ele. Isso muda muitas coisas. Para começar, as cores primárias do sistema subtractivo são o cyan, o magenta e o amarelo (ou azul ciano, vermelho magenta e amarelo, as cores secundárias do sistema aditivo). Essas cores são primárias pois trabalham como filtros. Um objeto de tom cyan, quando exposto a luz branca (a soma das luzes do espectro visível, formada pelas cores básicas vermelho, azul e verde) absorve a luz vermelha e reflecte a verde e a azul. Já um objecto de tom amarelo, absorve a luz azul, e reflecte a verde e a vermelha. Por fim um objeto magenta, absorve a luz amarela e reflete a azul e vermelha. Assim, quando o cyan, o magenta e o amarelo são sobrepostos , eles geram o preto, porque os três tons primários da síntese aditiva serão absorvidos (ao contrário da síntese aditiva em que a soma dos tons primários resultavam no branco).
Esse sistema é chamado de subtractivo pois as cores formam-se a partir da subtracção de luz,  por isso a soma das cores é o preto. 

Para terminar, quando essas cores são misturadas em diferentes intensidades elas conseguem abranger uma grande quantidade de tons. Por isso esse sistema é usado por impressoras e gráficas: é o famoso CMYK (a existência do K (preto) será explicada a seguir).

2 comentários:

  1. A cor está presente na história desde o início! Não acredito que só em alguns momentos, mas sempre!

    ResponderEliminar
  2. Qual cor de roupa ideal para receber sessão de cromoterapia?

    ResponderEliminar