terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Discos de Newton e Benham

Como sabemos, os nossos olhos pregam-nos partidas e nem sempre conseguem acompanhar aquilo que vemos. Os dois exemplos que apresento a seguir, são prova disso. Experimentem fazer em casa :-)
FAZ OS TEUS PRÓPRIOS DISCOS aqui

Disco de Newton é um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. Recebeu esse nome porque o físico e matemático inglêsIsaac Newton descobriu que a luz branca do Sol é composta pelas cores do arco-íris. Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton sobrepõe-se na nossa retina, dando a sensação de mistura. Se o girarmos muito rápido, temos a sensação da cor branca.


Disco de Benham
Em 1894, o fabricante de brinquedos CE Benham, descobriu que um disco giratório com um determinado padrão em preto e branco, poderia levar as pessoas a ver cores - chamou-lhe "artificial spectrum top".
Quando o disco gira veem-se diferentes cores. Isto acontece porque os 3 tipos de cones que temos não reconhecem os "flashes" do preto e do branco da mesma maneira (os sinais para o cérebro não chegam, ao mesmo tempo), de forma que vemos cores distintas. A percepção das cores varia consoante as pessoas.


Sem comentários:

Enviar um comentário