sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Louis Braille


Louis Braille (4 Janeiro 1809 - 6 Janeiro 1852)

"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma."
Esta é a história fascinante de um miúdo que ficou cego aos 3 anos de idade, num acidente durante uma brincadeira. O que para muitos seria motivo para uma vida sem qualidade, para os seus pais e ele próprio foi um obstáculo a ultrapassar.
Aos 10 anos ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, que ainda existe actualmente), pois sempre teve uma enorme facilidade em aprender o que ouvia. O fundador do instituto, Valentin Haüy, foi um dos primeiros a criar um programa para ensinar os cegos a ler. As primeiras experiências de Haüy envolviam a gravação em alto-relevo de letras grandes, em papel grosso.
Aos 12 anos conheceu Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, que visitou o instituto onde apresentou um sistema de comunicação chamado de escrita nocturna, também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado de sonografia. Em campos de batalha, esta escrita muita parecida com o actual braille, permitia aos soldados comunicarem completamente às escuras. Esta nova forma de escrita foi implementada no Instituto e Louis Braille dedicou-se de forma entusiástica ao método e passou a efectuar algumas melhorias.
Com apenas 15 anos, terminou o seu sistema de células com seis pontos (tendo por base o sistema de 12 pontos apresentado por Barbier). Pouco depois, ele mesmo começou a ensinar no instituto e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação que hoje tem o seu nome - braille. Excepto algumas pequenas melhorias, o sistema permanece basicamente o mesmo até hoje.
Apesar de tudo, levou tempo até essa inovação ser aceita. As pessoas com visão não entendiam quão útil o sistema inventado por Braille podia ser, e um dos professores principais da escola chegou a proibir seu uso pelas crianças. Felizmente, tal decisão teve efeito contrário ao desejado, encorajando as crianças a usar o método e a aprendê-lo em segredo.


Se queres descobrir mais sobre o alfabeto braille e o que está escrito nesta frase, visita:

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